« políticos portugueses no SL | Entrada | as 7 maravilhas da Madeira »

julho 07, 2007

chocolate e a tensão arterial

Dois quadrados de chocolate fazem baixar tensão arterial
O consumo de dois quadrados de chocolate negro por dia, que equivalem a 30 calorias, é suficiente para reduzir a tensão arterial sem ganhar peso, segundo um estudo alemão publicado nos Estados Unidos.
Era já sabido que o consumo de cem gramas de alimento achocolatado por dia podia fazer baixar a tensão mas a medicina ignorava os efeitos de fracas quantidades de chocolate negro, rico em cacau e com pouco açúcar e matérias gordas, explicou Dirk Taubert, do Hospital Universitário de Colónia, na Alemanha, e principal autor do estudo.
O ensaio clínico, efectuado entre Janeiro de 2005 e Dezembro de 2006, abrangeu 44 adultos, 24 mulheres e 20 homens, com idades compreendidas entre 56 e 73 anos, e atingidos de pré-hipertensão ou hipertensão.
Os participantes foram divididos em dois grupos, um que comia todos os dias, durante 18 semanas, 6,3 gramas de chocolate negro com 30 miligramas de polifinol, e o segundo ingeria a quantidade equivalente de chocolate branco sem polifenol.
O polifenol é um potente anti-oxidante que parece ter um efeito dilatador das artérias.

Publicado por Ana às julho 7, 2007 07:38 PM

Comentários

Esta noticia é absolutamente correcta no que toca à acção de baixar a tensão arterial - polifenóis.
No entanto convém ter em conta que é um alimento altamente calórico pelo que 2 quadradinhos por dia são mesmo o máximo que se deve consumir ( de chocolate escuro/amargo) sob pena da balança acusar um aumento de peso inesperado !!

:-)

Publicado por: Pedro Monteiro em janeiro 8, 2008 04:20 PM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)